segunda-feira, 11 de março de 2013

Controlo da expressão génica: Seres procarióticos - Estrutura do operão


Em bactérias, a regulação gênica mantém a flexibilidade interna, ligando e desligando genes em resposta a mudanças ambientais. 

Muitos genes bacterianos que têm funções correlatas são aglomerados e estão sob o controle de um único promotor. Esses genes em geral são transcritos juntos em um único mRNA. Um grupo de genes estruturais que são trancritos juntos é chamado de um óperon.
O óperon regula a expressão dos genes estruturais controlando a transcrição, que, nas bactérias, é geralmente o nível mais importante de regulação gênica.

Operão- um grupo de genes estruturais que sao transcritos juntos.



Estrutura do operão


É constituído por um grupo de genes ordenados lado a lado que codificam enzimas que trabalham numa via metabólica integrada, controladas por um único promotor.
Um gene regulador ajuda a controlar a transcrição de genes estruturais do óperon. Embora ele afete o funcionamento do óperon, o gene regulador não é considerado parte do óperon. O gene regulador tem seu próprio promotor que é transcrito em um curto mRNA , que é traduzido em uma pequena proteína. Essa proteína pode se ligar a uma região do DNA chamada de operador, e afeta a ocorrência da transcrição.








Nenhum comentário:

Postar um comentário